Derek Gustavo sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mais um round da guerra de consoles está prestes a começar. A Nintendo já fez seu primeiro movimento, lançando o Wii U. Ontem, durante uma conferência realizada em Nova York, a Sony anunciou o seu PlayStation 4, que, até o momento, parece ser o console mais poderoso desta nova geração. A Microsoft continua calada a respeito do sucessor do Xbox 360. Talvez porque estivesse esperando os movimentos de suas rivais. O ponto é que as peças já começaram a se mexer no tabuleiro. Enquanto todos os competidores não estão nas prateleiras das lojas, vamos dar uma olhada no que essa nova geração promete.

O primeiro combatente da geração atual
Primeiro ponto óbvio: os gráficos. Por mais que alguns de nós chiemos, dizendo que as produtoras estão mais preocupadas com o quesito gráfico, é fato de que essa nova geração vai trazer imagens mais bonitas do que a geração atual (sim, isso é possível). A Nintendo trouxe, pela primeira vez em sua história, gráficos em alta definição. Ao passo de que isso é algo muito bom, pode também ser um tiro no pé, pois o Wii U é graficamente compatível com o PS3 e o 360... Que já tem 6 anos de vida! Do outro lado do ringue, Sony e Microsoft prometem uma nova revolução gráfica. Basta ver os vídeos exibidos pela mãe do PlayStation na conferência de ontem para você ter uma ideia do que estou falando. Em resumo, para aqueles fãs de número de polígonos, efeito de partículas, sombreamento e texturização em tempo real, o fim do ano promete um prato cheio.

Mass Efect 3 nos três consoles: as comparações já começaram
Mas aí entramos num ponto interessante. Será que só de gráficos em alta definição vive o homem? Vamos pensar um pouco. Por mais da metade dos anos que durou a geração anterior, o Wii dominou o mercado. Comparado ao PS3 e ao 360, ele era o mais fraco, graficamente falando. Mas então, como ele fisgou o público? Simples: sua jogabilidade inovadora! Por mais que muita gente reclame que jogar balançando os braços, segurando semelhante a um controle remoto, parece estranho, ninguém pode negar que o Wiimote (o controle do console) revolucionou o mercado de games. Se isso fosse mentira, creio que nunca veríamos o PS(fail)Move ou o bem sucedido Kinect. A impressão que temos é que depois que o fracote Wii começou a deslanchar, a geração passou a se preocupar com a imersão do jogador por meio da jogabilidade e não somente por conta do número de polígonos usados para construir os seios da Chun Li no novo Street Fighter!

Kinect do Xbox 360: aperfeiçoando o Wiimote
Adiantando um pouco a fita e dando uma olhada na geração atual, inaugurada pelo Wii U, dá para notar que a jogabilidade continua sendo o foco da vez. Quando a Nintendo anunciou seu novo console de mesa, os holofotes, mais uma vez, foram lançados sobre o seu controle. Na época do lançamento do Wii, a Nintendo chegou a realizar uma conferência inteira só para falar do Wiimote. E o mesmo aconteceu com o Wii U Gamepad, o controle "tablet" do novo console. A ideia não é nova, visto que a própria Nintendo já vem investindo nisso há tempos com a linha DS e 3DS de portáteis, mas pela primeira vez, tínhamos duas telas grandes, na sala de casa, para jogar. O mundo gamer foi pego de surpresa. No ano seguinte, a Microsoft anunciou um aplicativo chamado "Smartglass", que transformava seu tablet ou smartphone num periférico para o Xbox 360 (alguém tem ouvido falar nele?). A Sony, por sua vez, redesenhou o DualShock para que carrega-se uma pequena tela de toque, além de ter criado um... Tablet para jogos, que só existe no papel, mas que já foi patenteado.

PS Move: já viu isso em algum lugar? SIm, quando se chamava "Wiimote"
E a jogabilidade não se resume a isso. O Wii U é completamente compatível com todos os controles de movimento do Wii, além de que o próprio Gamepad possui um giroscópio e um sensor de movimento próprios, criando até um novo tipo de jogabilidade: a assimétrica. Alguém joga no Gamepad, e outros 4 podem jogar na TV. Quem estiver com o tablet pode ter uma experiência completamente diferente dos que jogam na televisão. Não sei ao certo se Sony ou Microsoft pensaram em algo do tipo, mas quanto ao movimento, bem, temos novidades promissoras. O novo Xbox virá acompanhado de fábrica com a evolução do Kinect (e talvez com a redenção da Rareware..), enquanto o PS4 traz um DualShock desenhado para ter movimentos reconhecidos e suporte ao famigerado PS Move. 

O novo DualShock


Jogabilidade assimétrica do Wii U

O fim da era "Forever Alone"

Miiverse no Wii U e no smartphone
Apesar de todas essas notícias a respeito da jogabilidade serem promissoras, vamos ser francos: nenhuma delas é nova. Tudo não passa de uma evolução natural do que começou há 7 anos. O que a nova geração promete de novidade é a tal da conectividade entre os jogadores. De novo citando o Wii U, a Nintendo apresentou ao mundo o "Miiverse", uma rede social composta pelos usuários do console. Lá eles podem conversar, fazer amizades, dividir experiências, pedir ajuda, enfim, é como se fosse uma praça onde as pessoas vão para conversar. Aliás, a tele inicial do console é de fato uma praça (a Warawara plaza), onde os posts mais populares da rede social aparecem. Além disso, essa rede social é amplamente compatível com os jogos do sistema. Pense em ver posts surgindo dentro do ambiente de jogo. Ou você fica preso em algum ponto do jogo e não sabe para onde ir. Tire um print da tela e poste no "Miiverse", junto a um pedido de ajuda. Ou então, fique bravo com a Ubisoft pelo novo atraso em "Rayman Legends" e use o perfil da empresa no "Miiverse" para xingá-los até a 3ª e 4ª gerações. As possibilidades são enormes. Aliás, em breve a Nintendo lançará um aplicativo do Miiverse para smartphones.

PS Home: inovador, mas pouco aproveitado...
A Sony já prometeu que seu novo console permitirá gravar o que está na tela para postar nas redes sociais, graças ao novo botão "share" do DualShock 4. Além disso, creio que podemos esperar alguma coisa envolvendo a "PS Home",o "Second Life" do PS3, que foi ofuscado em algum ponto do seu ciclo de vida. A ideia era muito boa, mas parece que desandou em algum ponto. Todos torcemos pelo seu ressurgimento triunfal... Ou isso, ou a Sony inventa algum sistema de avatar, como os do 360, ou uns Miis, como os do Wii. Do lado X da força, temos... Silêncio. A Microsoft até agora não deu uma palavra sequer sobre o caso.

360, Wii e Home: onde você fica mais bonito?

Olhe para o céu

Prometo que esse é o último ponto em que toco, antes que isso aqui fique longo demais! Todos os consoles da nova geração usam discos de 25 GB (camada simples) de armazenamento. É espaço pra caramba quando se trata de mídias. Se for camada dupla, os discos podem chegar aos 50 GB! Isso, porém, já era de se esperar. Baseado no sucesso da nuvem de armazenamento, a Sony anunciou um serviço chamado "PS Cloud". Na onde de o PS4 não ser retrocompatível com os discos do PS3, a empresa anunciou que por meio do armazenamento na nuvem, você poderá jogar os jogos do console anterior. Creio que outras utilidades para o serviço serão anunciadas. Ah, e pode esperar que a Microsoft anuncie o mesmo, visto que com o novo Windows 8 (alguém duvida que o próximo Xbox rodará uma versão desses sistema operacional?), a integração com o Skydrive se tornou muito maior. Nada mais natural que os usuários de seu console também usufruam desse serviço.

Pause

OK. Chega de falar e especular. Se você tem um bolso cheio o suficiente, vá se preparando pois nenhum dos três novos consoles têm previsão de lançamento aqui no Brasil. Até lá, vá juntando as moedinhas... Ou curta seu console atual mesmo. O PlayStation 2 só parou de ser fabricado no ano passado, o Wii só morreu no ano passado, e o PS3 e 360 ainda têm muita lenha pra queimar. Não precisa correr. Agora, se você correr, lembre-se: boa parte das novidades dos consoles não vai estar disponível para o Brasil na época do lançamento. Escolha o que vai te divertir mais, seja lá como você se divirta, e aproveite!

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