Derek Gustavo sexta-feira, 1 de março de 2013

Se existe algo que pode mudar a experiência que temos com filmes ou games é a trilha sonora. Às vezes uma boa história (ou um bom jogo) podem perder todo o brilho por conta de uma direção musical ruim. Ou inverso: às vezes a produção pode ser deplorável, mas a trilha sonora pode salvar a pátria, ou até mesmos e tornar icônica (duvido que alguém aí não saiba cantar a música da primeira fase de Super Mario Bros., do NES). E o que dizer de um jogo em que personagens icônicos de uma empresa se juntam para uma corrida embalada por músicas tão icônicas quanto?! Essa é a premissa de "Sonic and All-Stars Racing Transformed" (SASRT), a mais nova entrada do ouriço azul cobalto da Sega no mundo das corridas de kart. Pelos comentários que circulam na internet, a trilha sonora do jogo é a cereja do bolo. Vamos entender o porquê.


Antes de entender a trilha sonora, é bom saber do que se trata o jogo. SASRT não é um jogo de corrida do Sonic, ao contrário do que o nome possa indicar, mas sim de personagens lançados pela Sega com o passar dos anos. Então, além da turma criada por Yuji Naka, você também encontrará outras estrelas da empresa, e até alguns "convidados", como a corredora Danica Patrick e Ralph, do filme "Detona Ralph". As pistas do jogo são baseadas em algumas das séries representadas pelos personagens, e em algumas outras que se perderam com o tempo ("Burning Rangers", lançado em 1998, para o finado Sega Saturn). E é aí que mora a magia, pois não só as pistas trazem um visual atualizado às séries, como as suas músicas também receberam tratamento semelhante, cheio de remixes. E acredite: em alguns casos, superaram as originais. Aliás, e para a alegria da nação, a Sega manteve o mesmo estilo de arranjos de "Sonic Riders: Zero Gravity", com a música mudando de acordo com o que acontece na corrida.

Vamos começar pela minha favorita: o remix do tema de "Golden Axe", do Mega Drive (o original você ouve aqui).


Outra que também merece atenção é a música da pista baseada no jogo "NiGHTS into dreams", do Sega Saturn (não encontrei a versão original, mas em "Sonic Adventure", do Dreamcast, existe a versão que serviu de base para o remix. Ouça aqui).


Pra não dizer que o jogo vive de música eletrônica, o tema da pista de "Samba de Amigo" traz uma batida diferente... Em espanhol. Não existe uma "versão original" da música, visto que "Samba de Amigo" é um jogo "de ritmo", em que você joga com um macaco tocador de maracas. E sim, como você deve ter adivinhado, ele é brasileiro (sério! A Sega jura de pés juntos que ele é brasileiro). Eu disse que o macaco (chamado de Amigo) usa um sombrero?


O tema da pista baseada em "After Burner", jogo em que você controla um caça de guerra, lançado originalmente para arcades, é um dos temas mais "tensos" do título. Aliás, não só o tema, mas também a introdução, que usa a música do "After" original.

Intro

Durante a corrida

A pista baseada em "Skyes of Arcadia" (ou Eternal Arcadia), originalmente lançado para outro finado, o Sega Dreamcast, traz uma mistura de dois temas do jogo, mais um arranjo feito em cima da trilha de "Sonic R" (Saturn). 


E vamos encerrar essa lista, antes que fique longa demais, com a música da pista baseada em "Burning Rangers", citado no começo desse especial. O jogo, infelizmente, foi lançado no fim do ciclo de vida do Sega Saturn (o Dreamcast foi lançado um ano depois), mas foi outro que ficou marcado por sua trilha sonora. A música original você encontra aqui (e vale tanto a pena quanto o remix).


Enfim, se você é fã da Sega, vai se sentir como uma criança numa loja de brinquedos, com tantas versões de músicas dos tempos áureos da empresa. Esse, sem dúvida, foi um grande trabalho musical!

BONUS: tem mais uma música que vale a pena ouvir. É o "All-Star theme" de seu avatar no Xbox 360 (se você tem um, claro). Quer ouvir o original? Então ligue seu Xbox, vá para a "Avatar Market Place" e preste atenção à música de fundo!


Ah, e para não dizer que não existem músicas originais em SASRT, aqui vai a excelente música da tela de press start.


{ 2 comentários... Leia mais abaixo ou comente }

  1. O melhor post até agora! Eu tenho esse jogo pra PS3, e se tem uma coisa que eu gosto nas críticas de games é algo que fale sobre a trilha sonora. A Sega conseguiu criar um jogo de corrida genuinamente bacana. Os gráficos são em sua maioria ótimos, sobretudo as música que são incríveis. Puro Arcade! hahahaha.

    ResponderExcluir