Unknown segunda-feira, 4 de março de 2013

Por Trás da Teia #2

 Bem Vindos à parte dois, da série sobre o Homem Aranha, nesse post vamos ver um compilado sobre seus filmes, que na modéstia opinião desse pobre escritor são a melhor saga com o tema, adaptado para o cinema.

 PRIMEIRO FILME: SPIDER MAN (Homem Aranha – PT/BR): O FILME: Após anos de espera, finalmente todos tivemos o prazer de conferir a versão cinematográfica daquele que talvez seja o personagem mais famoso das HQs, o "Homem-Aranha", nesta mega-produção que não só transpõe as aventuras do herói aracnídeo para a tela grande com profundo respeito, como também se tornou uma das maiores bilheterias da história do cinema, fruto não só dos talentos envolvidos no projeto, mas também da paixão que todos sentiam ao concretizá-lo. Regra número um para a realização de um filme bem sucedido baseado em HQs: chamar um diretor que conhece o personagem para retratá-lo nas telas, ou seja, Sam Raimi foi a escolha perfeita para comandar o filme "de origem" do Homem-Aranha, e só não agradou aqueles que nunca leram um gibi do herói ou aqueles que já leram, mas nunca entenderam o enfoque principal dos quadrinhos, o amadurecimento de um jovem que vê sua vida transformada por causa de um evento fantástico e as responsabilidades que surgem em razão deste.

 Peter Parker é um legítimo nerd, órfão de pai e mãe, que vive em um subúrbio de Nova York. Peter tem apenas um único amigo, o milionário Harry Orborn e é apaixonado por sua vizinha, Mary Jane Watson, uma bela garota que deseja tornar-se atriz para sair de casa, pois seu pai é um homem rude e violento. Após visitar um laboratório onde são feitas experiências genéticas com aranhas, Peter é acidentalmente picado por uma pequena aranha geneticamente modificada e, após uma noite, começa a sentir mudanças, como aumento de sua massa muscular, a não mais necessidade de usar óculos e um sentido que o alerta do perigo, além de teias que saem de seus ante-braços e a capacidade de escalar paredes com as mãos, grandes poderes que lhe trarão grandes responsabilidades. A história de "Homem-Aranha" é a história de um jovem que precisa assumir uma posição perante suas capacidades sobre-humanas. Deve tirar proveito próprio de seus dons para alcançar seus objetivos ou compartilhar com os necessitados este dom que recebeu, aí reside a grande questão que permeia cada minuto deste magnífico primeiro filme do herói Peter Parker, (digo "Peter Parker", pois o filme não é sobre o Homem-Aranha, mas sim sobre Peter e as motivações que o levaram a se transformar no Aranha), uma jornada que emocionou os milhões de espectadores que coroaram "Homem-Aranha" como a maior bilheteria do ano.

 Uma curiosidade sobre o filme é que o mesmo é um legítimo "dois filmes em um", ou seja, a primeira metade conta detalhadamente e de forma sublime a origem do herói, já a segunda metade é dedicada aos combates urbanos proferidos pelo Aranha e seu mortal inimigo, o Duende Verde, e talvez por se fixar demais no testosterona dos personagens, perde um pouco em qualidade em comparação à sua perfeita primeira metade, mas nada que prejudique o resultado final, muito pelo contrário, pois oferece delirantes cenas para agradar a todos que esperavam uma aventura recheada de ação. Apesar de ser uma aventura de cair o queixo, "Homem-Aranha" apresenta erros que não passam despercebidos, como alguns efeitos especiais mal realizados (como na perseguição ao assassino) e erros de continuidade gritantes (como a do corte durante a briga no incêndio e a da mão de Mary Jane no final chegam a ser absurdas), mas todos os defeitos são superados pelo bom roteiro de David Koepp, pela direção inspirada de Raimi e pela perfeita caracterização de Tobey Maguire como o personagem principal, que por sinal foi criticado por alguns fãs como a escolha errada para o papel, o que eu, como leitor dos quadrinhos, acho um absurdo, pois nem na minha imaginação poderia imaginar escolha mais perfeita para interpretar Peter Parker, o nerd que virou herói. Com a continuação agendada, só resta esperar a nova leva de heróis da Marvel que desembarcarão nos cinemas em 2003, e pelo menos um dos novos filmes deve seguir o mesmo caminho de "Homem-Aranha"...
 Quem disse "Hulk" se enganou! "O Demolidor", assim como o filme do Aranha, terá no comando do projeto um fã do personagem. É de se esperar com ansiedade... O DVD: Quem diria que aquela que um dia já foi a responsável pelos melhores DVDs lançados no mercado nacional seria a autora do maior crime da história do formato digital, o lançamento de "Homem-Aranha" apenas em formato de tela Standard. Para uma empresa que nunca havia pensado em lançar seus principais títulos em Standard, porque cometer este crime logo com seu principal título, e pior, anunciar para novembro "Homens de Preto 2" em Widescreen??? Para os menos informados, "Quarto do Pânico" seria comercializado também em Standard, mas pararam as rotativas e ele será wide... Ufa!! David Fincher se manifestou e proibiu a mutilaçâo de seu filme. Para piorar, se não bastasse o formato de tela Standard, "Homem-Aranha" não possui todos seus extras legendados, como prometia a distribuidora. Só para constar, os comentários em áudio não possuem legendas. Sentiu o drama? Os menus de ambos os discos são animados, mas estranhamente apenas se configurados para o português. O menu do primeiro disco é dedicado ao Aranha e o do segundo ao seu inimigo, Duende verde, com cenas do filme com o visual referente a cada um dos personagens. A imagem, apesar de Standard, está muito boa, limpa e clara, acentuando as cores e com destaque nas cenas aéreas sobre Nova York, um ótimo trabalho de fotografia. O grande destaque no quesito técnico vai para o som do filme, que só não ganha nota máxima pela falta da faixa em DTS.



 Segundo Filme: Spider Man 2 ( Homem Aranha 2 PT/BR):

 Homem-Aranha 2 é um filme de ação estadunidense de 2004, dirigido por Sam Raimi e escrito por Alvin Sargent a partir de uma história de Alfred Gough, Miles Millar e Michael Chabon. É a sequência de Homem-Aranha, que foi lançado em 2002, e o segundo e penúltimo filme da trilogia do Homem-Aranha dirigida por Raimi, baseado no personagem fictício da Marvel Comics de mesmo nome. O elenco principal: Tobey Maguire, Kirsten Dunst e James Franco reprisam seus papéis como Peter Parker, Mary Jane Watson e Harry Osborn, respectivamente. Logo depois de dois anos, após os eventos que aconteceram em Homem-Aranha, o filme consenta-se em torno de Peter Parker, um jovem que luta para gerenciar tanto a sua vida pessoal e seus deveres como o super herói, Homem-Aranha. Dr. Otto Gunther Octavius (Alfred Molina), que toma um rumo diabólico depois de uma experiência fracassada e a morte de sua esposa. Usando seus tentáculos robóticos, Otávio que é o apelidado de "Doutor Octopus", ameaça colocar em risco a vida dos moradores da cidade de Nova York. Homem-Aranha deve impedi-lo de aniquilar a cidade. 

Homem-Aranha 2 foi lançado em convencionais e IMAX cinemas em 30 de junho de 2004, recebendo grande elogios dos críticos e continua a ser destaque com frequência em listas dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. O longa-metragem arrecadou mais de US 783 milhões de dólares em todo o mundo e ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais. Ele também recebeu cinco prêmios na cerimônia Saturn Awards, incluindo melhor filme e melhor diretor para Raimi. O sucesso do filme levado ao lançamento de Homem-Aranha 3, em 2007. 



Terceiro Filme: Spider Man 3( Homem Aranha 3 PT/BR): 

Homem-Aranha 3 é um filme de ação estadunidense de 2007, produzido pela Marvel Entertainment e Laura Ziskin Productions, e distribuído pela Columbia Pictures, baseado no personagem fictício Homem-Aranha da Marvel Comics. Foi dirigido por Sam Raimi e roteirizado por Sam e Ivan Raimi e Alvin Sargent. É o terceiro e último filme da trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi. O filme é estrelado Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Topher Grace, Bryce Dallas Howard, Rosemary Harris, J.K. Simmons, James Cromwell e Cliff Robertson em sua aparência final do filme. Meses após os eventos de Homem-Aranha 2, Peter Parker se tornou um fenômeno cultural como Homem-Aranha, enquanto Mary Jane continua a sua carreira na Broadway. Harry Osborn ainda procura vingança pela morte de seu pai, e um perigoso fugitivo, Flint Marko, cai em um acelerador de partículas e é transformado em um manipulador de areia que muda de forma. Um simbionte extraterrestre cai no planeta Terra e influencia pessoas como Peter a mudar seu comportamento para o pior. Quando Peter abandona o simbionte, o extraterrestre encontra refúgio em Eddie Brock Jr, um fotógrafo rival, fazendo com que Peter enfrente seu maior desafio. 

 Desenvolvimento de Homem-Aranha 3 começou imediatamente após o lançamento de Homem-Aranha 2 para um lançamento de 2007. Durante a pré-produção, Raimi originalmente queria outro vilão para ser incluído, juntamente com o Homem-Areia, mas a pedido do produtor Avi Arad, o diretor adicionou Venom, também sendo solicitado pelos produtores a adição de Gwen Stacy. A fotografia principal do filme começou em janeiro de 2006 e teve lugar em Los Angeles e Cleveland, antes de se mudar para Nova Iorque, de maio a julho de 2006. Durante a pós-produção, a Sony Pictures Imageworks criou mais de 900 efeitos visuais. Homem-Aranha 3 estreou em 16 de abril de 2007, em Tóquio e lançado nos Estados Unidos em cinemas IMAX em 4 de maio de 2007. Embora o filme recebeu críticas mistas dos críticos, em contraste com as críticas altamente positivas de seus antecessores, ele permanece como o filme mais financeiramente bem sucedido da série em todo o mundo, segundo filme mais bem sucedido financeiramente da Marvel depois de Os Vingadores e segundo filme da Sony Pictures Entertainment atrás de Skyfall.



 Próximo Post sobre os Games relacionados ao nosso querido herói.
 Por João Pedro Oliveira

Deixe um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments